Exponema 2023 terá R$ 60 mil em prêmios e Edyr Vaqueiro como principal atração cultural

Publicado em: 03/07/2023 15:01 | Fonte/Agência: Agência: Linerik Comunicação/Ascom

A Prefeitura de Upanema lançou no último sábado (01), no Complexo Cultural Dr. Milton Marques de Medeiros, a 2ª Exposição Agropecuária de Upanema (Exponema), que será realizada de 8 a 10 de setembro de 2023.

A solenidade contou com a participação do prefeito Renan; deputada estadual Isolda Dantas; dos secretários municipais Aisamaque Dalyton (Agricultura e Meio Ambiente), Pedro Ramon (Governo e Patrimônio), Givanilson Gonçalves (Turismo, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano), Kátia Medeiros (Administração, Finanças e Planejamento), Marilene Cruz (Educação, Cultura e Desporto), Morgan Rodrigues (Controlador Geral), Rodolfo Rodrigues (Procurador Geral), Diassis Gama (Chefe de Gabinete) e Sueli Oliveira (Assistência Social); dos vereadores Ibamar Costa (Presidente da Câmara) e Higor Tallyson; além de Rodrigo Maranhão (Presidente da Emparn), representando o Governo do RN, e representantes das instituições parceiras como Rafael Bezerra (Ancoc), Paulo Sidney (Igarn), Moacir Souza (Emater), Lecy Gadelha (Sebrae-RN) e Liz Carolina (Ufersa).

Na oportunidade, foram apresentadas a identidade visual da 2ª Exponema e a programação cultural que vai contar, nos dias 8 e 9 de setembro, com Edyr Vaqueiro, Forró dos 3, Marcelo Freitas, Renatinho de Upanema, Idivan Araújo, Caravana do Sucesso e Forrozão D.M.C.

Uma dos destaques da edição deste ano do evento é a distribuição de R$ 60 mil em premiação para todas as categorias, incluindo torneio leiteiro bovino e o Festival Gastronômico.

Isolda Dantas falou da importância do evento e anunciou liberação de emenda de R$ 100 mil para apoiar a Exponema. “O dinheiro já tá na conta. É sempre um prazer e uma obrigação contribuir com Upanema”, destacou.

A parlamentar ainda entregou uma comenda ao prefeito Renan como reconhecimento pela sua iniciativa de criar a Exponema.

Renan relatou que gestão trabalhou de forma antecipada com os parceiros para ampliar as atividades e realizar um evento maior que em 2022, destacando a emenda destinada por Isolda que propiciou a ampliação da premiação e a contratação de mais atrações culturais, inclusive regional. "A primeira edição foi um grande sucesso, pois a população abraçou e contou com grande participação dos produtores locais. E para este ano, estamos trabalhando já há bastante tempo para ampliar o sucesso do ano passado", afirmou.

O prefeito reforçou a importância do evento para o fortalecimento do calendário cultural, estimular o produtor rural e aproveitar as potencialidades de Upanema. "Vamos fazer maior que o no ano passado e se estimular para continuar ampliando para que a Exponema seja destaque em todo o RN, sendo que já tivemos uma grande repercussão na primeira edição", complementou Renan.

A 2ª Exponema é uma realização da Prefeitura de Upanema e Governo do RN, através da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, e conta com apoio do Sebrae, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, AGN, Emparn, Ancoc, Sedraf, Emater, Idema, Idiarn, Igarn, Ufersa e TCM Telecom. O evento faz parte do calendário de Exposições Agropecuárias do RN e da programação em comemoração aos 70 anos de emancipação política de Upanema.