Prefeitura de Upanema apoiou participação de quatro estudantes na final da 15ª ONHB na Unicamp

Publicado em: 31/08/2023 21:40 | Fonte/Agência: Linerik Comunicação/Ascom

A Prefeitura de Upanema apoiou a participação de quatro estudantes locais na final da 15ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada no sábado (27) e domingo (28) na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no estado de São Paulo.

A equipe de Upanema foi formada pelos competidores Plácido da Silva França (4° Ano de informática no IFRN) e Valéria Maria Mendonça Bezerra (3° Ano de Mecânica no IFRN); e pelos monitores Fábio Oliveira Medeiros (graduando de Matemática pela UERN) e Jeferson Guilherme Costa de Freitas (graduando de Engenharia Civil pela UFRN); tendo o professor do IFRN, José Gerardo Bastos da Costa Júnior, como orientador.

Mais de 1,1 mil estudantes de todo o país participarem da prova e da cerimônia de premiação que celebrou os 15 anos da ONHB. As equipes participaram de uma prova dissertativa no sábado que teve como tema central os povos indígenas.

Neste ano, a ONHB – que é o maior projeto de extensão da Unicamp – somou 30,5 mil grupos participantes, um total de 120 mil pessoas. O número é o maior já registrado entre todas as edições e representa um aumento de 68% em comparação com 2022.

A ONHB tem seis fases online, que foram realizadas nos meses de maio e junho, com duração de uma semana cada. As provas dessas etapas incluíram questões de múltipla escolha e realização de tarefas, que puderam ser elaboradas pelos participantes com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação do professor.

Os estudantes de Upanema receberam medalhas de honra ao mérito pela participação.