Prefeitura debate Plano Municipal de Saneamento Básico com a sociedade

Publicado em: 25/10/2017 00:00 | Fonte/Agência: Coordenadoria de Comunicação/Linerik Comunicação

As discussões estão sendo lideradas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, através da Coordenadoria de Meio Ambiente e Saneamento Básico, e já foram feitas nas maiores escolas do município: Professora Maria Gorete, Alfredo Simonetti e Calazans Freire.

Na próxima terça-feira (31) será a vez de os moradores da zona rural opinarem sobre o PMSB. O debate será feito nas unidades escolares dos sítios e Projetos de Assentamento e será aberto para que toda a comunidade possa opinar.

O passo seguinte será um amplo debate com toda a sociedade e a participação de técnicos da técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que culminará com a conclusão do PMSB.

Essa mobilização tem o objetivo de discutir os quatro eixos do Plano, culminando com a elaboração de dois deles (Esgotamento Sanitário e Drenagem das Águas Pluviais) e a atualização dos outros dois (Abastecimento de Água e Resíduos Sólidos), que já haviam sido organizados em 2013.

“A participação de todos, das zonas urbana e rural, é de extrema importância, e, por esse motivo, tivemos o cuidado de envolver os presidentes das associações rurais, para que esses mobilizem suas comunidades”, destaca Lusinácia Pinheiro, coordenadora de Meio Ambiente e Saneamento Básico.

De acordo com a definição do Instituto Trata Brasil, saneamento é o conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde, melhorar a qualidade de vida da população e à produtividade do indivíduo e facilitar a atividade econômica.