Prefeitura de Upanema lança programa Fila Zero para acabar com espera por exames e consultas médicas

Publicado em: 01/11/2018 10:50 | Fonte/Agência: Coordenadoria de Comunicação/Linerik Comunicação

A Prefeitura de Upanema, através da Secretaria Municipal de Saúde, acaba de lançar o programa Fila Zero. O objetivo é acabar com a espera dos pacientes para realização dos exames e consultas médicas especializadas.

O programa está sendo implantando neste mês, durante da campanha Outubro Rosa, e está beneficiando dezenas de mulheres que aguardavam pela realização de exame de ultrassonografia mamária.

Somente no último sábado (27), 50 mulheres foram atendidas na Unidade Básica de Saúde pela médica Germana Granja Bezerra. Outras 13 pacientes que também estavam na fila de espera terão acesso ao exame durante esta semana, em atendimento programados para Mossoró.

Outro alvo do programa Fila Zero é a realização de exames de raios-x. O acúmulo de procedimentos ocorre em razão de a quantidade de exames autorizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para Upanema não atender a demanda existente.

“Nós recebemos muito mais demanda do que a oferta de vagas no sistema do SUS. Chegamos a receber até 30 ultrassonografias, quando a oferta é de o máximo de 20 pessoas mensalmente, o mesmo se aplica aos exames de raios-x.", explica a secretária de Saúde, Goreth Sales.

Para compensar essa diferença, a Prefeitura de Upanema está investindo recursos próprios para que todos os pacientes possam ser atendidos.

A ação da prefeitura já é motivo de comemoração. A dona de cada Maria Irene (53) havia agendado o exame de ultrassonografia mamária pelo SUS e aguardava há mais de dois meses. Ela foi atendida no mutirão realizado no sábado na Unidade Mista de Saúde. “Estou muito feliz em hoje poder estar realizando o exame.”, declarou Maria Irene, em forma de agradecimento.

O prefeito Luiz Jairo ressalta a importância desse novo programa. "Esse programa visa atender a demanda reprimida da população que ocorre devido às dificuldades de atendimento pelo SUS. Nosso objetivo com esse programa é corrigir essa distorção entre a demanda e a oferta. Estamos investindo recursos próprios nesse programa para zerar a demanda de exames e também consultas médicas especializadas.", exaltou.

Para marcação dos exames, o paciente deve comparecer na sede da Secretaria de Saúde com originais e cópias dos seguintes documentos: requisição médica, RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência (ou declaração de residência emitida pela equipe do Estratégia de Saúde da Família no nome do paciente).