Projeto de Eficiência Energética já gera economia aos cofres da Prefeitura de Upanema

Publicado em: 06/11/2019 09:30 | Fonte/Agência: Linerik Comunicação

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), através da CML Energy, realizou na tarde desta terça-feira (05), no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Upanema (Sindserpup), o treinamento do Projeto de Eficiência Energética.

O encontro contou com a participação dos secretários Renan Mendonça (Governo e Patrimônio), Giovanni Bezerra (Turismo, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano), Ismar Vicente (Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico), Rodolfo Rodrigues (Procurador Geral) e Sueli Oliveira (Assistência Social); vereador Aisamaque Dalyton (PT); diretor técnico e a engenheira eletricista da CML Energy, Matheus Lage e Karol Chaves, respectivamente, e funcionários que trabalham nas locais incluídos no projeto.

O treinamento consiste na última etapa do projeto, que contemplou Upanema com a substituição de 651 lâmpadas fluorescentes por led. Um investimento de aproximadamente R$ 130 mil, da Cosern.

Também neste terça-feira, representantes da CML Energy realizaram vistoria nos locais beneficiados com o projeto, incluindo a Farmácia Básica, Escola Municipal Maria Gorete, Terminal Turístico José Reis de Oliveira) e a UBS Augusto Pinheiro, no bairro Pêgas.

“O objetivo desse treinamento é conscientizar as pessoas sobre o uso desses equipamentos e abordar a importância do uso consciente de energia elétrica. Finalizamos esse projeto mostrando a economia gerada com a partir da sua implantação", destacou a engenheira eletricista Karol Chaves.

O projeto foi lançado e custeado pela COSERN, através de edital no ano de 2017, sendo que a Prefeitura de Upanema foi a única selecionada em todo o Rio Grande do Norte.

O secretário Renan Mendonça destacou que a Prefeitura de Upanema ainda vai receber uma placa de energia solar para instalação na quadra de esportes do Palheiros 3 até o final do ano. “Sem dúvidas, é uma grande aquisição para o nosso município e que se apresenta como um marco para mais projetos de eficiência energética que estão por vir e que vão proporcionar mais investimentos nesse setor e economia para os cofres do Município", ressalta.