Comitê-Covid19 define primeiras ações para efetivar medidas de combate a proliferação do novo coronavírus

Publicado em: 02/04/2020 23:15 | Fonte/Agência: Linerik Comunicação

Reunido pela primeira vez na tarde desta quinta-feira (02), o Comitê Municipal de Supervisão, Monitoramento e Gestão de Emergência em Saúde Pública decorrente do novo Coronavírus (Covid-19) (Comitê-Covid19) definiu as primeiras ações que serão realizadas para efetivar as medidas de combate a proliferação do novo coronavírus.

O encontro foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e contou com a participação da Coordenadora do Comitê-COVID19, secretária de Saúde, Goreth Sales; dos secretários municipais Renan Mendonça (Governo e Patrimônio) e Simone Bezerra (Secretaria de Educação, Cultura e Desporto); representantes da Secretaria de Assistência Social, Diego Bezerra; da Secretaria de Educação, Marilene Cruz; da Procuradoria Geral, Jane Cléia Gonçalves; da Vigilância Sanitária, Adilson Medeiros; da Guarda Municipal, Weskley Soares; da Câmara Municipal, vereador Higor Tallison; da Igreja Católica, Giselle Assis; da Igreja Evangélica, Eliane Gonçalves; do Comércio, Aiverton Muniz; do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Upanema, Jozeilma Castro; e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, José Edson de Carvalho.

O Comitê avaliou as medidas já adotadas e a aplicação dos decretos da União e do Estado, observando que o Município de Upanema está seguindo essas normas e também as orientações dos órgãos de saúde pública.

Durante o debate, foi informado que Upanema ainda não conta com nenhum caso suspeito ou confirmado do novo coronavírus. Também foi exaltada a importância de incentivar à população a seguir as orientações e a cumprir as medidas implementadas.

O Comitê-COVID19 definiu alguns encaminhamentos, que incluiu a realização de reunião com taxistas, com o objetivo de normatizar a atuação desses profissionais durante o período de pandemia; e uma capacitação com a Guarda Municipal, para que seus integrantes possam atuar como orientadores da população.

Os membros do Comitê vão se comunicar diariamente para analisar o cenário e, se preciso, definir a adoção de novas medidas que possam contribuir com o combate ao novo coronavírus.

O Comitê-COVID19 foi instituído pelo Decreto 014/2020, que declarou estado de Calamidade Publica em Upanema.

#fiqueemcasa