Prefeitura de Upanema realiza entrega de primeira remessa de pintos do projeto Pró-Ave Caipira

Publicado em: 01/07/2021 08:47 | Fonte/Agência: Linerik Comunicação/ASCOM

A Prefeitura de Upanema, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e a Emparn (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte) realizaram nesta quarta-feira (30) a entrega da primeira remessa de pintos do projeto Pró-Ave Caipira.

O ato foi realizado na sede da Secretaria e contou com a participação do prefeito Renan, o titular da Pasta Aisamaque Dalyton, o coordenador de Pesquisa e Produção Animal da Emparn Bruno Fernandes, além de produtores rurais que aderiram ao projeto.

Estão sendo distribuídas 2.200 aves nesta primeira etapa, beneficiando 33 agricultores, com até 100 pintos, cada. A Emparn vai fornecer 12 mil unidades até o final do ano.

As aves são adquiras em parceria entre a Prefeitura de Upanema e os produtores rurais, cada parte investindo 50% do valor de R$ 2,20 por pinto. A Prefeitura de Upanema está investindo mais de R$ 13 mil em recursos próprios para incentivar a produção de galinha caipira entre produtores rurais locais.

Aisamaque agradeceu a Renan pela “colaboração, agilidade, empenho e envolvimento”. “Nós sabemos que a agricultura de Upanema é uma área muito importante, e Renan tem tido essa preocupação em dar a oportunidade para que as coisas realmente aconteçam”, elogiou.

Moradora do sitio Santa Maria, a agricultora Otila França fez a aquisição de 100 unidades e falou da importância do projeto. “Essa iniciativa é importante, porque os pintos chegam a um preço acessível para todos, e com uma qualidade já conhecida, o que favorece o resultado positivo na criação e refletirá na economia dessas pessoas”, exaltou.

Segundo Renan, as entregas serão realizadas em seis lotes, entre junho a novembro de 2021. “A adesão a esse projeto trata-se de um planejamento da secretaria para fortalecer as principais cadeias produtivas existentes no município. A entrega desses pintos é uma satisfação muito grande, porque a gente passa muito tempo planejando, visitando os órgãos, buscando trazer melhorias paras as pessoas, e quando chega uma oportunidade dessas, de execução, a gente fica muito feliz pelo resultado”, ressaltou o prefeito.

O cadastro para participação do projeto continua aberto na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, com apresentação de originais e cópias do RG e CPF.