Após cobrança da Prefeitura, Ministério da Saúde libera recursos para instalação de CAPS I em Upanema

Publicado em: 10/02/2022 16:57 | Fonte/Agência: Linerik Comunicação/Ascom

Após cobrança da Prefeitura de Upanema, no último dia 28 de janeiro, em reunião em Natal, o Ministério da Saúde publicou Portaria liberando recursos para instalação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) em Upanema.

A Portaria GM/MS nº 226, de 4 de fevereiro de 2022, foi publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (07) e habilita Upanema a receber, em parcela única, o incentivo de implantação do CAPS I. O repasse será no valor de R$ 20 mil.

Em razão da população mínima de 15 mil habitantes exigida pelo Ministério da Saúde, o CAPS I de Upanema será instalado em parceria com o município de Campo Grande. Dessa forma, os pacientes da vizinha cidade também serão atendidos em Upanema.

A gestão do CAPS será da Prefeitura de Upanema, incluindo a contratação dos professionais de saúde e a oferta dos atendimentos. Da mesma forma que os recursos serão repassados ao Fundo Municipal de Saúde local.

O CAPS I realiza atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, e será constituído pelos seguintes profissionais: Médico, Psiquiatra, Enfermeiro, Assistente Social, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional e Técnico de Enfermagem.

Saiba mais no vídeo com o prefeito Renan.