Prefeitura discute parceria com empresa de consultoria para melhorar e ampliar produção de leite bovino

Publicado em: 25/01/2017 00:00 | Fonte/Agência: Magnos Alves - Coordenadoria de Comunicação

Nesta quarta-feira (25), o prefeito Luiz Jairo recebeu, em seu gabinete, representantes da empresa e encaminhou a parceria. Também participaram da reunião o vice-prefeito Anízio Júnior, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Nonato Garcia, equipe da pasta, além da coordenadora da Fazenda Eficiente no Rio Grande do Norte, Gilmara dos Santos, e o zootecnista da empresa, Valber Gomes.

Gilmara dos Santos explicou que o projeto consiste na prestação de consultoria para que o produtor possa implementar métodos de produção a custo baixo e qualidade. “Nós trabalhamos com a gestão da propriedade, orientando a parte de produção de volumoso e a administração das despesas e receitas da fazenda para apontar o que ele precisa fazer para produzir leite a custo mais baixo e, consequentemente, maior lucro”, destacou.

Luiz Jairo destacou que a prefeitura tem todo o interesse de implantar o projeto, chamado de Programa Balde Cheio, pois ele possibilita melhores condições de produzir mais, com menos custo e com mais higiene e tecnologia, mesmo que rústicas. “Para isso, a gente vai mobilizar os nossos produtores de leite, pois se trata de uma atividade com grande potencial em Upanema, mas que ainda está adormecido, porque não está organizado. Esse projeto é uma ajuda para começar a potencializar a produção”, ressaltou o prefeito.

No próximo dia 13 de fevereiro, a empresa fará a apresentação do projeto aos produtores, mostrando como ele funciona no Rio Grande do Norte e demais estados em que a empresa atua, e, posteriormente, uma visita de campo ao município de Parelhas, onde o projeto já está em execução.

O projeto é desenvolvido em parceria com o Sebrae, responsável por 60% dos custos, prefeitura e produtores, além de BNB e Senai.