Prefeitura de Upanema celebra o Dia Mundial da Água com mais uma ação de revitalização do Rio Upanema

Publicado em: 23/03/2023 13:03 | Fonte/Agência: Linerik Comunicação/Ascom

Para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado nesta quarta-feira (22), a Prefeitura de Upanema realizou mais uma ação de revitalização do Rio Upanema, desta vez com o plantio de mudas de arvores nativas (oiticica caraibeira) as margens do curso de água.

Além do plantio das mudas, já foram realizadas ações de eliminação dos esgotos domésticos que eram destinados ao leito do rio, graças ao investimento na construção de um reservatório para tratamento de todo o material de era jogado no rio por 20 residências; e também a retirada de todo material orgânico.

A atividade realizada hoje ocorreu após um levantamento técnico na área de mata ciliar que apresentou necessidade de reflorestamento com plantas nativas da região e também as que se adaptavam melhor ao solo.

Além das oiticicas, também estão sendo plantadas algumas espécies para gerar diversidade florística, “imitando, assim, uma floresta ciliar nativa”, explica a coordenadora municipal de Meio Ambiente, Lusinácia Pinheiro.

As atividades estão sendo realizadas pelo Comitê de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Projeto RN Lixo Zero e IDEMA.