Prefeito Renan recebe professor e representantes de empresas juniores da Ufersa e define novidades para a 2ª Exponema

Publicado em: 25/05/2023 18:31 | Fonte/Agência: Linerik Comunicação/Ascom

O prefeito Renan recebeu nesta terça (23) o professor do Centro de Ciências Agrárias da Ufersa, Jean Berg Alves, e representantes das empresas juniores da instituição em busca de parcerias para realização da 2ª Exposição Agropecuária de Upanema (Exponema). O encontro aconteceu no Gabinete do Prefeito e contou com a participação dos secretários municipais Aisamaque Dalyton (Agricultura e Meio Ambiente) e Marilene Cruz (Educação, Cultura e Desporto); além dos representantes das Empresas Juniores de Agronomia, de Zootecnia e de Medicina Veterinária, Hildo Cipriano (Agroarid), Nathanael Victor (EMJUZ) e Victor Hugo (Veter Jr), respectivamente.

A 2ª Exponema será realizada de 8 a 10 de setembro e vai contar neste ano com três novidades implementadas em parceria com as Empresas Juniores da Ufersa.

Uma delas será o I Torneio Leiteiro que será coordenado pela EMJUZ com premiação para diferentes categorias de vacas leiteiras. Será uma forma de incentivar os produtores locais a melhorar sua produção e reconhecer aquele que vem investindo na melhoria genética do seu rebanho.

Outra novidade será o I Concurso de Queijos Artesanais de Upanema, que irá premiar os melhores queijos produzidos no município, com foco na qualidade higiênica sanitária e no sabor do produto. O torneio será conduzido pela VETER Jr e contará também com capacitação para produtores em Boas Práticas de Fabricação e atualização sobre a legislação de alimentos.

A terceira novidade será o I Festival Gastronômico de Upanema, com foco no uso de produtos da agricultura familiar do próprio município. O festival será coordenado pela Agroarid e objetiva incentivar o uso de produtos regionais na produção de pratos que conquistem o paladar do consumidor.

Além das competições, as EJs da Ufersa em parceria com os professores da universidade também irão se responsabilizar pela organização de parte da exposição e pela parte técnico-científica do evento com palestras, rodas de conversa e outras atividades que prometem movimentar a 2ª Exponema.