Certificados do Serviço de Inspeção Municipal abrem portas para os produtores rurais de Upanema

Publicado em: 04/02/2020 08:40 | Fonte/Agência: Coordenadoria de Comunicação/Linerik Comunicação

A Prefeitura de Upanema, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico realizou, nesta segunda-feira (03), a entrega dos primeiros certificados do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) a produtores rurais do município.

O evento contou com a participação do prefeito Luiz Jairo; secretários municipais Renan Fernandes (Governo e Patrimônio), Giovanni Bezerra (Turismo, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano), Ismar Vicente (Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico) e Sueli Oliveira (Assistência Social); vereadores Aisamaque Dalyton, Higor Talisson e Ibamar Costa; técnico do Emater, Marcos Fábio; consultor do Sebrae, Lecy Gadelha; representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Jocélia Silva; presidente da Colônia de Pescadores e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Solidário, Dedé de Cafú; além de produtores rurais.

O SIM é responsável pela realização da prévia fiscalização industrial e sanitária dos produtos de origem animal. Este serviço, visando promover a saúde pública e a segurança
alimentar, inclui o abate de animais e seus produtos; o pescado e seus derivados; o leite e seus derivados; ovos e seus derivados; mel e cera de abelhas e seus derivados.

Com os certificados em mãos, os produtores rurais Emanoel Correia e Ewerton Fernandes abrem novas portas para comercialização dos seus produtos.

Luiz Jairo falou da importância do certificado do SIM para os produtores rurais. "Já deixamos de vender os produtos de Upanema para as escolas, por exemplo, por falta desse certificado. Produtores de carne e de produtos de origem animal tinham essa dificuldade e, por isso, as escolas acabavam comprando em supermercados fora da cidade, levando para outros a renda que poderia ser para os nossos produtores rurais", destacou.

O prefeito acrescentou que a instalação do SIM em Upanema demonstra a boa vontade, o interesse e a prioridade que a sua gestão dá ao homem do campo, sempre buscando ações que possam melhorar as condições de produção e a vida das milhares de famílias que vivem da produção rural em Upanema.