Prefeito Luiz Jairo assina proposta de operação de crédito para instalação de sistema de energia solar

Publicado em: 15/02/2020 07:10 | Fonte/Agência: Coordenadoria de Comunicação/Linerik Comunicação

O prefeito Luiz Jairo assinou, no final da tarde desta sexta-feira (14), em Natal, uma proposta de operação de crédito com o Banco do Brasil para instalação de um Sistema de Geração de Energia Fotovoltaica, conhecida como energia solar, para produção da própria energia consumida pelas repartições públicas do Município de Upanema.

A proposta foi celebrada junto com o gerente de Negócios do Banco do Brasil, Clóvis Moura, e só foi possível graças à regularidade do Município junto ao CAUC, bem como pela boa gestão dos recursos públicos, que coloca Upanema em condições de celebrar esse tipo de convênio.

A partir desta operação de crédito, Upanema vai poder gerar a sua própria energia elétrica, através das placas solares, gerando economia para os cofres públicos e contribuindo com a preservação do meio ambiente. Já que se trata de uma fonte limpa, que eliminará a emissão de 127.118 kg de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera por ano.

O financiamento do sistema será através do Programa Eficiência Municipal do Banco do Brasil. Trata-se de uma linha de crédito voltada para o setor público, que permite o financiamento de projetos para cinco áreas essenciais da administração pública, incluindo eficiência energética. “Para acessar essa linha de crédito é necessário que o município atenda uma série de exigências e regulamentações, o que torna bastante seleta a participação. O nosso município obteve êxito em face da organização da sua gestão”, ressaltou Luiz Jairo.

Para ser efetivada, essa operação de crédito precisa da aprovação da Câmara Municipal. Para acelerar esse processo, o secretário municipal de Governo e Patrimônio, Renan Mendonça, já se reuniu com parte dos vereadores para apresentação do projeto, que foi muito bem recebido e elogiado. “É um projeto que, entre outras coisas, vai gerar economia para os cofres públicos de Upanema. Por isso, acreditamos que não enfrentaremos dificuldades para a sua aprovação. Já que não existe justificativa para votar contra o desenvolvimento do nosso município”, destacou o secretário.