Prefeitura avança no processo de instalação de unidade geradora de energia solar fotovoltaica e substituição de equipame

Publicado em: 29/07/2020 19:00 | Fonte/Agência: Linerik Comunicação

A Prefeitura de Upanema está avançando com o processo de instalação de unidade geradora de energia solar fotovoltaica e substituição de equipamentos no Projeto de Assentamento Palheiros 3.

Nesta terça-feira, acompanhado do vereador Franklin Moura, o secretário municipal de Turismo, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Giovanni Bezerra, acompanhou uma visita técnica da Cosern (Companhia Energética do RN) ao Palheiros 3, na zona rural de Upanema.

O objetivo foi avaliar as condições para instalação de uma unidade geradora de energia solar fotovoltaica na Escola Municipal 13 de Maio, bem como a troca dos atuais equipamentos por outros que gastam menos energia elétrica, beneficiando também a quadra de esportes da localidade.

A iniciativa faz parte de um projeto aprovado no Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e vai reduzir consideravelmente os custos da Prefeitura de Upanema com energia elétrica.

Upanema foi o único município do Rio Grande do Norte com projeto aprovado no PEE. O investimento é da ordem de R$ 116.382,65, com contrapartida da Prefeitura de Upanema de R$ 11.700,00.

O projeto também beneficia as Escolas Municipais Luzia Miguel de Albuquerque (Bom Lugar), Professora Maria Gorete de Carvalho (Centro), Maria Antonia Bezerra (Monte Alegre), Rita Dantas Veras (São Manoel), além da sede da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (Centro) e da Unidade Básica de Saúde Augusto Pinheiro (Centro) com troca de equipamentos.

Reforçando o que disse anteriormente, o prefeito Luiz Jairo lembrou que a aprovação do projeto só foi possível em razão de a Prefeitura de Upanema estar adimplente com a Cosern, além de exaltar a economia que será gerada. “Vamos ter uma redução significativa com gastos de energia elétrica, graças à eficiência administrativa da nossa gestão, que cumpre seus compromissos e aproveita as oportunidades que surgem.”, concluiu.