Beneficiário de bolsa de estudos da Prefeitura de Upanema vai fazer Mestrado na França

Publicado em: 30/07/2021 17:37 | Fonte/Agência: Linerik Comunicação/Ascom

Um ex-aluno da Rede Pública Municipal de Ensino de Upanema vai levantar voo para estudar na Europa. Bruno Matias de Sousa estudou na Escola Municipal Professora Maria Gorete e agora vai fazer Mestrado na L’INP-ENSEEIHT (Ecole Nationale Supérieure d'Electrotechnique, d'Electronique, d'Informatique, d'Hydraulique et des Télécommunications), em Toulouse, na França.

Filho de Mossoró, Bruno chegou a Upanema aos 5 anos. Após concluir o Ensino Médio, ele foi aprovado em Eletrotécnica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Mossoró. Em 2017, passou a cursar engenharia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, sendo um dos beneficiários com uma bolsa de estudos da Prefeitura de Upanema, por meio de um programa de assistência estudantil criado pelo então prefeito Luiz Jairo.

Na UFRN, Bruno encontrou a oportunidade de estudar fora do Brasil. Mas o caminho até alcançar esse objetivo foi logo. “Com isso em mente, corri atrás de aprender o francês com os recursos que tinha, vi aulas no youtube, participei de reuniões com colegas e conseguir uma bolsa no núcleo de ensino de línguas estrangeiras da UFRN (AGORA), onde passei dois anos aprendendo a língua e cultura francesa, onde me apaixonei ainda mais pelo país e vi que era essa decisão que queria mesmo”, relata.

Em 2020, Bruno participou do processo de seleção para bolsas de graduação do Projeto de Cooperação Internacional Brasil-França (Brafitec) e foi aprovado para o Mestrado em Sistemas de Comunicação. Mas em razão da pandemia do novo coronavírus ele teve que adiar esse sonho, que só agora será realizado. Ele viaja para a França no próximo mês de setembro e não consegue conter a emoção. “As emoções estão a mil. Tenho muita burocracia para resolver, mas com fé em Deus tudo dará certo e poderei compartilhar as boas experiências em breve na França”, ressalta, sorrindo.

Bruno é mais um caso de estudante da rede pública que consegue alcançar voos para muitos inimagináveis graças ao seu empenho e sua dedicação aos estudos. “A educação transforma vidas, assim como vem transformando a minha, então a valorize muito. A educação pública de qualidade é oferecida pelo município de Upanema, pois através dela vou me tornar um engenheiro eletricista mais consciente”, ressalta o futuro Mestre.

O prefeito Renan parabenizou e desejou sucesso ao estudante e disse que ele deve ser visto como um exemplo para outras pessoas que sonham alto. “Bruno é uma prova que com esforço podemos alcançar nossos sonhos. Mesmo enfrentando diversos obstáculos pelo caminho, se acreditarmos e tivermos a dedicação necessária nos estudos, poderemos atingir os objetivos traçados”, destacou.