Prefeitura de Upanema promove caminhada alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração sexual de Crianças e

Publicado em: 19/05/2022 15:17

Dando continuidade à programação da campanha “Maio Laranja”, iniciada na segunda-feira (09), a Prefeitura de Upanema promoveu, na manhã desta quarta-feira (18), uma caminhada de sensibilização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual infanto-juvenil.

Com o lema “Esquecer é permitir, lembrar é combater”, a caminhada contou com a presença das secretárias municipais Goreth Sales (Saúde), Marilene Cruz (Educação, Cultura e Desporto) e Sueli Oliveira (Assistência Social); da articuladora do Selo Unicef, Jozenilda Alves; da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Alecssandra Praxedes; do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), José Jonas; do presidente da Câmara Municipal, vereador Ibamar Costa; além dos professores e alunos da rede municipal e estadual de ensino, e os profissionais do sistema de garantia de direitos. O objetivo é conscientizar à população em ações contínuas por todo o ano.

Durante toda a semana foram realizadas diversas atividades envolvendo não só as crianças, adolescentes e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), mas também as famílias atendidas pelo Programa Criança Feliz (PCF), Cadastro Único e Unidades Básicas de Saúde, através das salas de espera, oficinas e as rodas de conversas sobre o tema.

A secretária Sueli Oliveira ressalta a abrangência das atividades alusivas ao “Maio Laranja” no município. “É uma ação importante de alerta para a sociedade. Apesar de se intensificar em maio, fazemos esse alerta durante o ano inteiro”, explica.

Jozenilda Alves destaca o dever as sociedade civil na proteção de crianças e adolescentes. “Devemos sempre estar atentos e buscar conversar com as crianças, tanto para saber o que pode estar acontecendo com elas quanto para buscar uma melhoria no cuidado delas”, afirma.