Prefeito Renan avança com liberação de recursos para recuperação de passagem molhada no Ministério da Integração e Desen

Publicado em: 17/05/2023 18:47 | Fonte/Agência: Linerik Comunicação/Ascom

O prefeito Renan participou nesta quarta-feira (17) de audiência na Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, em Brasília, para discutir o processo de solicitação de recursos para recuperação da passagem molhada do Complexo Turístico José Reis de Oliveira, no bairro Beira Rio.

A Prefeitura de Upanema já havia pedido anteriormente o reconhecimento de calamidade pública por alagamento, em virtude da sangria da Barragem de Umari, o que impossibilitou o acesso de centenas de moradores da zona rural a sede do município.

“Com isso, a situação de calamidade pública foi reconhecida pelo Governo Federal e ingressamos com um pedido de recursos para recuperação da passagem molhada”, explica Renan.

A reunião com o coordenador de Reconstrução do Departamento de Obras de Proteção e Defesa Civil, engenheiro Diógenes Batista, teve o objetivo de fundamentar o processo, de forma adequada, para que o Município possa receber os recursos de forma mais breve possível e dar início a recuperação da passagem molhada que dá acesso a várias localidades rurais.

“O pedido feito pelo Município ficou bem fundamentado e ressaltando a importância desse acesso para as cerca de duas mil famílias”, ressaltou o prefeito.

Entre as localidades afetadas estão Altamira, Aroeiras, Baixa do Dutra, Baixa do Juazeiro, Barro Branco, Bom Lugar I, Cabano, Cabeça do Boi, Cacimba do Meio, Cajueiro, Fazenda Nova, Ipiranga, Lago Seca, Lancha, Pereiro, Riacho das Carnaúbas, Riacho Fundo, Salgado, São Geraldo, Tapera e Vertente.

“Estamos com o processo avançado e existe uma boa expectativa de conseguir esse recurso para recuperar essa passagem de forma definitiva”, destacou Renan.

Para ter o reconhecimento da situação de calamidade pública, A Prefeitura de Upanema contou com o apoio da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Norte,coordenadas pelo coordenador por Coronel Carvalho.