Representante de Upanema na 10ª Conferência Estadual de Saúde é eleito para representar o RN na 17ª Conferência Nacional

Publicado em: 30/05/2023 19:32 | Fonte/Agência: Linerik Comunicação/Ascom

A Prefeitura de Upanema participou de terça (23) até esta quinta-feira (25) da 10ª Conferência Estadual de Saúde, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e o Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte (CES-RN) no Centro de Convenções, em Natal.

O Município foi representado pelo técnico de enfermagem e coordenador da Unidade Básica de Saúde Dr. José Naelson Bezerra, Júnior Silva, que foi eleito como um dos delegados do estado para a 17ª Conferência Nacional, a ser realizada no início de julho.

Com o mote de reconstrução do SUS - “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia” – o evento reuniu mais de mil trabalhadores, gestores, prestadores de serviço e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para debater ideias, apresentar as dificuldades e partilhar experiências, tendo como resultado uma série de propostas que vão nortear as melhorias na saúde pública potiguar.

Entre as propostas, que são frutos também das conferências municipais de saúde, estão medidas como o fortalecimento da atenção primária, ampliação do financiamento do SUS, fortalecimento dos cuidados paliativos e melhorias nos atendimentos a populações como quilombolas e LGBTQIAP+.

O relatório, que é o produto final da conferência, será recebido pela Sesap e pelo CES-RN e enviado também ao Conselho Nacional de Saúde para integrar os trabalhos da 17ª Conferência Nacional.