Prefeitura de Upanema investe em informatização da Saúde e salta de 158° para 15° em Ranking do Ministério da Saúde

Publicado em: 01/02/2023 19:06 | Fonte/Agência: Linerik Comunicação/Ascom

Os investimentos da Prefeitura de Upanema na informatização dos serviços de saúde já apresentam resultados bem relevantes. O Município agora figura entre os primeiros colocados do Ranking Resultado Previne Brasil, divulgado pelo Ministério da Saúde. E foi um salto daqueles.

De acordo com dados do eSUS, no 1º quadrimestre de 2022, Upanema era apenas o 158º colocando no Ranking entre os 167 municípios do Rio Grande do Norte, ou seja, estava entre os piores.

Depois dos investimentos em equipamentos para as unidades e profissionais de saúde, incluindo tabletes e computadores, Upanema saltou para o 15° lugar no 3º quadrimestre de 2022, tendo ficado em 108° no 2° quadrimestre.

Para o prefeito Renan, a conquista de 143 posições no Ranking deve-se ao compromisso da gestão com investimentos em saúde, não só em informatização, e ao trabalho dos profissionais, não só em prestar os serviços, como também em inserir os dados no sistema para que cheguem ao conhecimento do Ministério da Saúde.

Mas bons resultados não se conseguem da noite para o dia. A gestão municipal trilhou um caminho que começou com a contratação da empresa Pactus, que presta assessoria em gestão pública e foi responsável pela implantação do sistema e treinamento dos profissionais de saúde para utilização dos equipamentos.

O próximo passo foi investir na aquisição de tabletes para os profissionais e de computadores para equipar as unidades básicas de saúde das zonas urbana e rural. A Prefeitura de Upanema investiu mais de R$ 200 mil, incluindo recursos destinados pelo Governo Federal, na aquisição de 24 tabletes, 15 notebooks, 10 computadores de mesa e 10 impressoras.

Com os servidores treinados e equipados foi à hora de ir a campo prestar os serviços à população e inseri-los no sistema, para agora colher os resultados.

“Quero parabenizar e agradecer a todos os profissionais envolvidos, e dizer que são resultados que enaltecem o trabalho conjunto de todos, mas que também mostram que os serviços estão sendo prestados à população, que é o mais importante. Vamos continuar investindo e trabalhando para melhorarmos ainda mais”, ressalta Renan.

Entre todos os municípios do país, Upanema ganhou 4.247 posições, saindo do 4.948° lugar para o 701°.