7ª Conferência Municipal de Saúde de Upanema debate avanços para o SUS

Publicado em: 30/03/2023 11:17 | Fonte/Agência: Linerik Comunicação/Ascom

A Prefeitura Municipal de Upanema, através da Secretaria Municipal de Saúde, e o Conselho Municipal de Saúde realizaram, nesta quarta-feira (29), a 7ª Conferência Municipal de Saúde.

Com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”, o evento ocorreu no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Upanema (Sindserpup) e contou com a participação do prefeito Renan; das secretárias municipais Goreth Sales (Saúde), Kátia Medeiros (Administração, Finanças e Planejamento), Marilene Cruz (Educação, Cultura e Desporto) e Sueli Oliveira (Assistência Social); do vereador Franklin Moura; dos presidentes de conselhos municipais Ismar Vicente (Desenvolvimento Rural), Maria Consuêlha (Saúde) e Alecssandra Praxedes (Direitos das Crianças e dos Adolescentes); do mobilizador do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, Lemuel Medeiros, da presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Célia Rocha; e da articuladora do Selo Unicef, Jozenilda Alves; além de profissionais de saúde, de educação e de assistência social, usuários do SUS e o público em geral.

A Conferência contou com palestra ministrada pelo farmacêutico, membro do Conselheiro Estadual de Saúde e coordenador da Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde, com atuação na V Unidade Regional de Saúde Pública, Valdo Teodósio de Almeida.

No momento, foram debatidos cinco eixos: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Goreth Sales destacou a importância da Conferência para toda a população. “É um momento para a sociedade participar e discutir melhorias para os serviços públicos de saúde. O que é discutido em Upanema vai para a conferência estadual e, possivelmente, para a nacional”, explicou.

O prefeito Renan observou também que o evento é a oportunidade de avaliar o trabalho que está sendo realizado no município e, “a partir dessa avaliação, fazer uma reflexão do que precisamos melhorar para prestar um serviço melhor às pessoas”, ressaltou.

Renan exaltou, como fruto do trabalho de toda a equipe, o desempenho de Upanema no ranking do Previne Brasil, saltando do 158º colocando entre os 167 municípios do Rio Grande do Norte, no 1º quadrimestre de 2022, para 15° lugar no 3º quadrimestre, do mesmo ano, de acordo com dados do eSUS. “Nós estamos conseguindo gradativamente melhorar o nosso trabalho e isso eu não estou dizendo apenas com base em sentimento, mas em dados concretos, como, por exemplo, o investimento feito em informatização que, aliado ao trabalho de cada um dos profissionais de saúde envolvidos, colocaram o nosso município em uma posição de destaque no ranking do Previne Brasil, graças ao planejamento da gestão e, reforço, ao trabalho de vocês”, concluiu o prefeito.