Prefeitura de Upanema e Defesa Civil Estadual discutem plano de ação para sangria da barragem de Umari

Publicado em: 10/04/2023 17:09 | Fonte/Agência: Linerik Comunicação/Ascom

Diante da iminente sangria da barragem de Umari, a Prefeitura de Upanema e a Defesa Civil Estadual se reuniram na tarde dessa sexta-feira (07) para discutirem um plano de ação para prevenção de possíveis danos causados pela água do reservatório à população.

O encontro foi realizado no Gabinete do Prefeito e contou com a participação do prefeito Renan; dos secretários municipais Aisamaque Dalyton (Agricultura e Meio Ambiente), Marilene Cruz (Educação, Cultura e Desporto) e Sueli Oliveira (Assistência Social); dos agentes da Defesa Civil Estadual, João Maria, Rodrigo Gomes e o Tenente Coronel Jonas Alves; do presidente da Colônia de Pescadores de Upanema, Dedé de Cafú; do comandante geral da Guarda Municipal, Nilo Dantas; e do representando local do Emater, Edward Bezerra.

A reunião foi convocada pelo prefeito Renan e incluiu também visitas aos pontos considerados de risco, incluindo o bairro Conceição de Upanema e o Complexo Turístico José Reis de Oliveira. A barragem também foi visitada.

O plano de ação conta com ações das secretarias de Assistência Social, de Educação, Cultura e Desporto; de Saúde e de Turismo, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, prevendo, especialmente, assistência para as famílias que residem em áreas de risco.

Dentro das ações de prevenção aos efeitos da possível sangria da barragem de Umari, o prefeito Renan já havia solicitado e recebeu na quinta-feira (06) equipe de engenheiros civis da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos para inspecionar a estrutura física do reservatório.