Prefeitura de Upanema discute medidas de enfrentamento aos efeitos da sangria da barragem de Umari com Igarn e vereadore

Publicado em: 12/04/2023 17:47 | Fonte/Agência: Linerik Comunicação/Ascom

A Prefeitura de Upanema participou de reuniões nessa segunda-feira (10) com o Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN) e a Câmara Municipal para dar os encaminhamentos necessários ao controle das circunstâncias ocasionadas pela sangria da barragem de Umari.

Os encontros foram realizados no Gabinete do Prefeito e contou, num primeiro momento, com a presença do prefeito Renan; dos secretários municipais Aisamaque Dalyton (Agricultura e Meio Ambiente) e Sueli Oliveira (Assistência Social); do Diretor-Presidente do IGARN, Paulo Sidney, e os engenheiros civis do órgão Anderson Barbosa e Fernanda Morais; dos vereadores Ibamar Costa (presidente da Câmara), Edson Bezerra, Franklin Moura, Higor Tallison, Inavan Santos e Marinaldo Bezerra; além do presidente da Colônia de Pescadores Z-52, Dedé de Cafú. Posteriormente, Renan se reuniu apenas com os vereadores para apresentação das medidas já tomadas e para ouvir as sugestões dos parlamentares.

Diante da situação em que algumas comunidades rurais ficaram sem acesso por terra a zona urbana, assim prejudicando alguns serviços públicos, e também diante da situação de que uma área determinada da zona urbana corre sério risco de alagamento, foram determinadas algumas ações no sentido de dar suporte e apoio as pessoas que estão nessas regiões.

Em relação às comunidades rurais, a Prefeitura organizou o apoio para o transporte das pessoas de uma margem a outra do Rio Upanema, para que esse acesso não fosse interrompido 100% e que os serviços essenciais de saúde pudessem chegar até à população.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde organizou, através dos agentes comunitários de saúde e das assistentes sociais, visitas para informar a população sobre esse apoio e a quem recorrer em caso de necessidade para as situações de urgência. Também está organizando um ponto de apoio na localidade de Pereiros para eventuais necessidades de assistência a população que reside do outro lado da margem do rio.

Em relação às pessoas que residem no bairro Conceição de Upanema, a Secretaria Municipal de Assistência Social já fez as visitas para identificar as famílias na área de risco, que foram informadas sobre a quem recorrer em caso de necessidade de evacuação daquela área. Na oportunidade a Prefeitura de Upanema se colocou à disposição para fornecer alojamento, caso necessário, às pessoas que não têm pra onde ir nesse período de cheia.

Por fim, Renan acompanhou a equipe do IGARN para uma nova inspeção na estrutura física da barragem de Umari e para fazer o acompanhamento de como ela está se comportando após a sangria.

A Prefeitura de Upanema está atenta e acompanhando todos os desdobramentos da sangria da barragem, sempre buscando soluções rápidas para minimizar os seus efeitos.