Prefeitura de Upanema e IDIARN realizam vacinação assistida contra a aftosa

Publicado em: 17/05/2023 18:44 | Fonte/Agência: Linerik Comunicação/Ascom

O prefeito Renan acompanhou na manhã deste sábado (13) a vacinação assistida contra febre aftosa na propriedade do produtor rural Sebastião Martins, 62, na Baixa do Tatu, na zona rural de Upanema.

A agenda contou com a participação do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Aisamaque Dalyton; e do Coordenador Regional e o Fiscal Agropecuário do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN), João Dehon e Jean Carlos, respectivamente.

“A nossa visita é para reforçar a importância não só de vacinar o rebanho, mas também de declarar. O criador que não vacina e não declara está sujeito a várias penalidades como a impossibilidade de contratar recursos com os bancos públicos, de ter o subsídio na compra de grãos na Conab e também não poderão emitir a guia de trânsito animal”, alertou João Dehon.

O Coordenador Regional do IDIARN acrescentou que Upanema tem tido bom desempenho nas últimas campanhas de vacinação e se destaca também pela distribuição gratuita da vacina. “É um incentivo muito grande e o produtor aqui não tem nenhum custo na compra da vacina, somente de vacinar”, exaltou.

Renan falou da importância da continuidade do programa de distribuição gratuita da vacina, iniciado na gestão do então prefeito Luiz Jairo. “A gente vem dando continuidade e fica feliz com o reconhecimento. Temos procurado ampliar os projetos na agricultura, a exemplo do ano passado, em que lançamos a exposição agropecuária, que será realizada novamente neste ano. E vamos incrementar ainda mais com um programa em parceria com o Sebrae, que é o Upanema Rural, que vai ofertar diversos suportes e acompanhamento de produção de diversos setores, agregando, além dos programas regulares”, destacou o prefeito.

A campanha de vacinação contra a aftosa prossegue até o dia 31 de maio, com mais 15 dias de prazo para declaração. O Rio Grande do Norte está na expectativa de passar do status de área livre da febre aftosa com vacinação, para livre da febre aftosa, sem vacinação, possivelmente no próximo ano. Para isso, precisa manter o índice de vacinação acima dos 90%.