Prefeitura de Upanema discute reativação de projetos voltados para os pescadores e aquicultores

 

Publicado em: 31/08/2023 21:37 | Fonte/Agência: Linerik Comunicação/Ascom

 

Whatsapp

O prefeito Renan recebeu na segunda-feira (21) o Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura do Rio Grande do Norte, David Soares de Souza, para discutir a reativação de projetos voltados para os pescadores e aquicultores de Upanema.

O encontro ocorre após a reabertura da Superintendência no RN, que estava desativada durante o governo do então presidente Jair Bolsonaro, e visita a Upanema decorre em virtude dos seu potencial para a pesca e a aquiculta.

Entre as ações discutidas estão reativação de três projetos no município: criação de peixes em gaiolas na barragem de Umari, suspensa desde a mortandade que ocorreu após a baixa do nível da lâmina de água; criação em cativeiro, em tanques escavados na várzea do rio Umari; além da oferta de cursos e seminários para melhoramento e beneficiamento de pescado dos pescadores de Upanema.

O projeto para criação de peixes em gaiolas na barragem de Umari já está com pedido de autorização no Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN) e deve ser liberado considerndo o aumento da lâmina de água.

O Superintendente também participou de reunião na Colônia de Pescadores Z-52, com a presença do presidente da Federação dos Pescadores & Aquicultores Artesanais do Rio Grande do Norte (FEPERN), Dedé de Cafu; do vice-prefeito de Campo Grande, Grimalde Gondim; do secretário municipal de Agricultura de Paraú, Frank Peixoto; além de presidentes de colônias de pescadores da região e de pescadores locais.

A Prefeitura de Upanema foi representada na reunião pelo secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Aisamaque Dalyton, que anunciou que serão lançados dois projetos direcionados aos pescadores durante a realização da II Exponema (Exposição Agropecuária de Upanema), de 08 a 10 de setembro de 2023, dentro da programação em comemoração pelos 70 anos de emancipação política de Upanema.