istema de Informação para a Infância e Adolescência–Conselho Tutelar de Upanema é implantado

Publicado em: 31/08/2023 21:39 | Fonte/Agência: Linerik Comunicação/Ascom

O prefeito Renan participou na manhã desta segunda-feira (28), na Câmara Municipal, da solenidade de implantação do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência–Conselho Tutelar (SIPIA-CT),

O Sipia é um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O Sipia tem uma saída de dados agregados em nível municipal, estadual e nacional e se constitui em uma base única nacional para formulação de políticas públicas no setor.

A base do Sipia-CT é o Conselho Tutelar, para o qual se dirigem de imediato as demandas sobre violação ou não atendimento aos direitos assegurados da criança e do adolescente.

A apresentação do sistema foi feita pelo assessor técnico do CONSEC-RN e coordenador técnico estadual do SIPIA-CT, Reinaldo da Silva.

Upanema é o primeiro município do Médio Oeste a implantar o SIPIA-CT, passando também a fazer parte da lista de cerca de 30 municípios do Rio Grande do Norte com o sistema.

Renan exaltou a implantação do sistema. “Um sistema como esse é fundamental para que a gente possa trabalhar de forma organizada e conseguir resultados. Fico feliz que a gente esteja conseguindo estruturar e dar um passo tão importante com esse trabalho. Que esse sistema realmente venha contribuir com nosso município. Parabéns a todos que participaram, se engajaram e entenderam a importância de a gente dar esse passo aqui em Upanema. Eu espero que essa ação venha contribuir na garantia dos direitos básicos das nossas crianças e adolescentes”, declarou o prefeito.

A implantação do SIPIA-CT faz parte da programação do Agosto Verde, que tem o objetivo de promover e dar visibilidade à pauta da primeira infância.