Prefeitura de Upanema inaugura usina fotovoltaica

Publicado em: 01/10/2023 09:46 | Fonte/Agência: LInerik Comunicação

A Prefeitura de Upanema inaugurou na tarde desta quarta-feira (13) usina fotovoltaica com capacidade anual de geração de energia solar de mais de 430 mil kWh.

A solenidade contou com a participação do prefeito Renan Mendonça Fernandes; dos secretários municipais Givanilson Gonçalves (Turismo, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano), Aisamaque Dalyton (Agricultura e Meio Ambiente), Pedro Ramon (Governo e Patrimônio), Goreth Sales (Saúde), Kátia Medeiros (Administração, Finanças e Planejamento), Rodolfo Rodrigues (Procurador Geral), Morgan Rodrigues (Controlador Geral) e Sueli Oliveira (Assistência Social); dos vereadores Ibamar Costa (Presidente da Câmara), Franklin Moura, Higor Tallison e Wescley Soares; além do ex-prefeito Luiz Jairo e do representante da empresa HB Soluções Energética, Neemias Dantas.

A Prefeitura de Upanema investiu R$ 1,2 milhão na usina fotovoltaica, com recursos oriundos de linha de crédito junto ao Banco do Brasil. O projeto vai atender diversos prédios públicos, iluminação pública e, até mesmo, poços instalados na zona rural.

Neemias Dantas detalhou que são quatro usinas e 672 placas instaladas. “Uma benefício para Upanema para os próximos 25 anos”, exaltou.

O prefeito Renan enfatizou que a usina vai gerar economia mensal de R$ 40 mil aos cofres do Município, recordando que o projeto de crédito começou a ser discutido em 2020, quando ele era secretário na gestão do então prefeito Luiz Jairo.

Renan destacou ainda que a usina só foi possível em razão da condição de adimplência do Município, tanto com o Banco do Brasil quando com o CAUC. “Upanema hoje pode pegar empréstimo com qualquer instituição financeira, nacional ou internacional”, exaltou.

Meio ambiente - A usina vai compensar a produção de mais de 222 toneladas de CO2 por ano, o equivalente a 1.578 árvores salvas.

Prêmio – O investimento em energia solar levou Upanema a ser o único município do RN e um dos nove do Brasil a receber o troféu de sustentabilidade do Banco do Brasil no ano passado.