Aftosa: PMU inicia distribuição de vacinas da primeira etapa de campanha

Publicado em: 24/05/2017 00:00 | Fonte/Agência: Coordenadoria de Comunicação/Linerik Comunicação

Os pequenos criadores com até 25 animais e que estão regularizados junto ao Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) devem pegar as vacinas gratuitamente na sede da secretaria, das 7 às 13 horas, portando CPF e Identidade. A PMU adquiriu 3 mil doses para distribuição até o dia 31 de maio.

Neste ano, as vacinas serão aplicadas pelos próprios criadores. Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, André Teixeira, a mudança, antes a PMU fazia a imunização, atende ao pedido dos próprios criadores. “O serviço está sendo aperfeiçoado. Antes, o agricultor prendia os animais por volta das 6 da manhã e ficava aguardando a equipe para aplicação da vacina, deixando o rebanho com fome, calor e estressado. Agora, os próprios criadores vão aplicar a vacina logo cedo, em horário frio, com os animais relaxados”, explica, acrescentando que a secretaria vai atender apenas aos agricultores que não conseguirem aplicar as vacinas.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Nonato Garcia, pede que os criadores compareçam o quanto antes para recolherem a vacina. “O prazo para vacinação é até o dia 31 e para fazer a declaração até o dia 15 de junho”, observa.