Com presença do prefeito Luiz Jairo, audiência pública dá o primeiro passo para elaboração do PPA

Publicado em: 05/07/2017 00:00 | Fonte/Agência: Coordenadoria de Comunicação/Linerik Comunicação

A audiência contou com a participação do prefeito Luiz Jairo, secretários municipais Renan Fernandes (Governo e Patrimônio), Alana Aretha (Assistência Social), Aparecida Moura (Controladoria Geral), Givanilson Gonçalves (Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano), Gorethe Sales (Saúde), Kátia Medeiros (Planejamento e Finanças), Nonato Garcia (Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente) e Simone Bezerra (Educação, Cultura e Desporto); vereadores Monthalggan Fernandes (presidente da Câmara), Carlinhos Garcia, Franklin Moura, Higor Tallyson, Ibamar Costa (PR); presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Upanema (Sindserpup), Edmi Medeiros; presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescentes (Comdica), Jozenilda Alves; além de equipe técnica do setor de contabilidade do município e população em geral.

Na oportunidade, o contador Francisco de Assis Brito explicou passo a passo de como funciona a elaboração do PPA e falou da importância dele para o bom andamento das ações do município.

O secretário municipal de Governo e Patrimônio, Renan Fernandes, explicou que a audiência pública foi apenas o primeiro passo para elaboração do PPA. “É interessante que o cidadão procure subsídios e informações para que possam dar boas sugestões, que venham realmente a ser aproveitadas no orçamento. A participação da população é de extrema importância.”, afirmou.

Diretora do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Upanema, a agricultora Jozeilma Castro elogiou a iniciativa da Prefeitura de convocar a sociedade para participar da elaboração do PPA. “É a primeira vez que estou participando e quero parabenizar ao prefeito Luiz Jairo e toda a sua equipe. Vamos torcer que tudo dê certo, que as sugestões da sociedade sejam realmente acatadas, sem levar em conta os interesses pessoais, mas por setores, lembrando, claro, dos agricultores;”, ressaltou.

O prefeito Luiz Jairo cobrou aos secretários municipais que a participação popular seja verdadeiramente levada em conta na definição do orçamento de todas as secretarias. “O PPA vai definir o que queremos que seja executado nos próximos anos. Vai servir de diretriz para o orçamento de todos esses anos. Então, a discussão de forma democrática e a participação da sociedade são imprescindíveis.”, ressaltou.

Luiz Jairo acrescentou que a população, técnicos e agentes políticos vão definir o que será prioridade para os próximos, citando como exemplo a construção de um novo cemitério público. “É importante essa participação para que os recursos públicos sejam direcionados para atender as demandas da população e de forma bem direta, atendendo exatamente o anseio daquela rua, daquela categoria de trabalhadores, daquela comunidade.”, exemplificou.

O prefeito observou ainda que é muito difícil haver esse tipo de discussão, de participação popular, na definição do orçamento nos municípios, “O comum é o município fazer o orçamento de forma isolada, mas nós queremos fazer um orçamento participativo para 2018, com a participação de todos.”, concluiu.

A partir de agora, a sociedade pode contribuir com o PPA enviando sugestões para o e-mail ppaupanema2017@gmail.com ou deixando por escrito nas secretarias municipais. O prazo para contribuições se estende até o dia 31 de julho.