Prefeitura investe e garante aplicação das provas do novo Mais Educação

Publicado em: 21/07/2017 00:00 | Fonte/Agência: Linerik Comunicação

A coordenadora municipal do Novo Mais Educação, Rosemary Sobral, explica que a impressão das provas ficou a cargo dos municípios. “Antes, os exames eram enviados pelo ministério e cabia ao município fazer apenas a aplicação. Tivemos informações que muitos municípios não estão dando conta de fazer. Felizmente, em Upanema, o prefeito demonstrando o seu comprometimento com a educação, apoiou a realização do exame e autorizou a impressão de mais de mil provas”, destacou.

Nesta quinta-feira (20) foi aplicada a prova de Português e hoje a de Matemática. Estão sendo avaliados estudantes das Escolas Municipais Maria Gorete, Luzia Miguel, Vicente de Paula, 13 de maio, Antônio de Paula, Maria Antônia e Armando Barbalho, nas zonas urbana e rural.

As provas foram elaboradas pela Universidade Federal de Juiz de Fora e o resultado será divulgado em agosto. “Com a aplicação desses exames, será possível fazer uma avaliação do trabalho de todos da educação e também estabelecer metas para alcançarmos os indicadores desejados”, ressaltou Rosemary Sobral.

O Programa Novo Mais Educação, criado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 5/2016, é uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.

O Programa está sendo implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária em cinco ou quinze horas semanais no turno e contraturno escolar.