Prefeitura garante parceria que desenvolve projeto de acesso à agua na zona rural

 

Publicado em: 24/08/2017 00:00 | Fonte/Agência: Coordenadoria de Comunicação/Linerik Comunicação

 

Whatsapp

O Projeto Segunda Água tem o objetivo de promover a conservação, a preservação e a reconstituição dos agroecossistemas, com a construção de Unidades Técnicas Demostrativas (UTDs), como barragens subterrâneas, renques, barramentos assoreadores, cacimbões, hortas e pomares. O Segunda Água possibilita o desenvolvimento econômico, social e ambiental de maneira sustentável dos agricultores familiares.
 
Nessa etapa, 21 famílias que vivem na zona rural de Upanema estão sendo beneficiadas, nas localidades de Baixa do Tatu, Baixa dos Cardeiros, Baixa Fechada, Barro Branco, Cabano, Retiro e Vila Paraibana. A expectativa é ampliar o alcance do próximo na próxima etapa, em setembro.
 
No Rio Grande do Norte, o projeto é gerido pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). A Prefeitura de Upanema disponibiliza máquinas para construção dos reservatórios.
 
“Esse sistema é adaptado ao semiárido, permitindo a segurança alimentar e nutricional, através da implantação das tecnologias para produção de milho, feijão, hortaliças, fruteiras e forragens para animais, dentro de um ambiente sustentável. Também proporciona o acesso descentralizado à água através dos poços amazonas, construídos à montante das barragens subterrâneas”, destaca o Emater.
 
O projeto Segunda Água é voltado para produtores rurais Pronafianos, mulheres chefes de família, famílias com crianças de 0 a 6 anos, famílias com crianças e adolescentes matriculados e frequentando a escola, adultos com idade igual ou superior a 65 anos e famílias com deficientes físicos ou mentais. A prioridade é para as famílias em situação de extrema pobreza.