Prefeitura de Upanema garante participação de estudantes em congresso científico internacional em Brasília

Publicado em: 14/09/2017 00:00 | Fonte/Agência: Linerik Comunicação

Alunos do curso de licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), os jovens Aldefran Aderson, Josiel Medeiros e Ruan Ramon tiveram trabalho aprovado para publicação e apresentação no VI Congresso Latino-americano de Agroecologia, o X Congresso Brasileiro de Agroecologia e do V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno (Agroecologia 2017).

Com o título “Agroecologia e tecnologias sociais na convivência com o Semiárido Nordestino”, o trabalho deles é de grande relevância para todas as famílias brasileiras que vivem nessa área castigada pelas secas, tendo sido desenvolvido no Projeto de Assentamento Monte Alegre I, zona rural de Upanema.

Com a Carte de Aceite da Comissão Organizadora do Agroecologia 2017 em mãos, os estudantes passaram a correr atrás de apoios para viabilizar as passagens de ida e volta e também a estadia em Brasília. A permanência na capital nacional foi conseguida com o deputado federal Antônio Jácome, que disponibilizou o seu apartamento funcional, após solicitação do vereador Higor Tallison.

Mas faltavam ainda as passagens. Foi então que Aldefran, Josiel e Ruan, com o apoio da Ufersa, enviaram requerimento oficial solicitando apoio financeiro da Prefeitura de Upanema para comprarem as passagens.

Ao tomar conhecimento do pedido, o prefeito Luiz Jairo determinou que fosse feito estudo de viabilidade financeira e de amparo legal pelas secretarias responsáveis, recebendo uma resposta positiva. Dessa forma, o prefeito autorizou a compra das passagens, num investimento de R$ 5.702,11, incluindo taxas de serviço e de embarque, para que os estudantes pudessem levar seus estudos adiante e também representar Upanema em um evento internacional.

Luiz Jairo destacou que o apoio é uma forma de incentivar a esses e outros estudantes de investirem nos estudos. “A nossa gestão não mediu esforços para que o Município patrocinasse as passagens destes estudantes, para que eles pudessem ir e voltar dessa viagem com tranquilidade e preocupados apenas com a apresentação do projeto”, ressaltou.

Hoje, os três jovens estão em Brasília, participando do Agroecologia 2017, juntamente com outras 5.000 pessoas, de todas as regiões do Brasil e diversos países do mundo, repassando e recebendo conhecimento. Mas antes da viagem, acompanhados do vereador Higor Tallison, Aldefran, Josiel e Ruan visitaram o prefeito Luiz Jairo e agradeceram a sua postura de apoiar a educação, reforçando o que descreveram no requerimento: “A educação no município de Upanema, atualmente tem sido, umas das áreas em que o prefeito Luiz Jairo tem dado ênfase durante o seu mandato, no que diz respeito ao apoio, incentivo e desenvolvimento da sociedade Upanemense”.

O Agroecologia 2017 está sendo realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e segue até esta sexta-feira (15).