Semana da Agricultura Familiar dar visibilidade e cria novas oportunidades para famílias produtoras

Publicado em: 22/07/2019 18:10 | Fonte/Agência: Linerik Comunicação

A 1ª Semana da Agricultura Familiar de Upanema foi iniciada nesta segunda-feira (22) cercada de expectativas positivas.

A solenidade de abertura oficial foi realizada na feira livre e contou com a participação do prefeito Luiz Jairo; vice-prefeito Juninho; secretários municipais Ismar Vicente, Sueli Oliveira, Goreth Sales, Simone Bezerra, Jane Maria e Aparecida Moura; vereadores Aisamaque Dalyton, Higor Tallisson e Franklin Moura; presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Célia Rocha; coordenador do Fórum das Associações Rurais, Joaquim Rocha; presidente da Colônia de Pescadores, Dedé de Cafú; presidente da Feira Livre, Ramilson Rocha; Nilton Junior (Comissão Pastoral da Terra); Marcos Fábio (Emater); Jacildo Rocha (Centro Terra Viva); e Lecy Gadelha (Sebrae-RN).

Durante os discursos, os participantes foram unânimes em exaltar a importância da Semana da Agricultura Familiar e em afirmar que ela vai dar visibilidade ao setor e criar novas oportunidades para as famílias produtoras.

Celia Rocha destacou que a agricultura familiar tem grande importância para o desenvolvimento de Upanema. “O pouco que é produzido por cada família faz girar a economia”, observou.

Nilton Junior reforçou que a agricultura familiar tem importância vital para a vida econômica e social das famílias que vivem no campo.

Autor do Projeto de Lei 661, de 12 de dezembro de 2018, que instituiu oficialmente a Semana da Agricultura Familiar de Upanema, Aisamaque Dalyton falou da alegria de ter o seu projeto aprovado à unanimidade pelos colegas vereadores e agradeceu ao prefeito Luiz Jairo por tê-lo sancionado.

Representantes do Sebrae e Emater também enalteceram a iniciativa de criar um evento anual para o fortalecimento da agricultura familiar e se colocaram á disposição para ajudar ao setor.

Luiz Jairo disse que o Aisamaque foi muito feliz quando propôs o projeto de lei. “O nosso município tem um potencial predominantemente na agricultura e precisava ter esse espaço visando fortalecer a agricultura familiar”, exaltou.

O prefeito acrescentou que a agricultura familiar é responsável pela maior parte dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros e precisa ser potencializada, através de debates, apresentação de propostas e ações práticas por parte da cadeia envolvida. “Esperamos que as pessoas passem a valorizar e a consumir esses produtos. São alimentos saudáveis que contam com todo apoio técnicos de órgãos como o Sebrae e a Emater”, destacou.

Durante a solenidade de abertura, a Prefeitura de Upanema disponibilizou serviços de saúde e de assistência social aos agricultores. Sebrae e Emater também estiverem presentes. A Fanfarra Ritmos da Alegria fez a apresentação cultural.

A 1ª Semana da Agricultura Familiar de Upanema prossegue até a próxima sexta-feira (26) com atividades nas zonas urbana e rural.