Upanema está entre os 15 municípios do RN com gestão considerada efetiva pelo TCE

Publicado em: 06/12/2016 00:00 | Fonte/Agência: Coordenadoria de Comunicação

Upanema está no seleto grupo de 15 municípios do Rio Grande do Norte com gestão considerada efetiva pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O resultado foi divulgado hoje pelo TCE durante o “Encontro com Gestores Públicos Municipais – Encerramento e Transição de Mandato: 2016.2017”, realizado na Escola de Governo, em Natal.

Além de Upanema, apenas Baía Formosa, Caraúbas, Carnaubais, Equador, Goianinha, Jardim de Piranhas, Lajes, Macaíba, Major Sales, Martins, Riacho da Cruz, São Gonçalo do Amarante, São José do Seridó e Taboleiro Grande tiveram a gestão considerada com o nível “efetivo”. O melhor do RN.

Outros 80 municípios foram considerados pelos indicadores do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) como “em fase de adequação” e 64 com “baixo nível de adequação”.

O índice tem como objetivo avaliar as ações dos governos em relação às exigências da sociedade, apurando a qualidade dos gastos públicos e os resultados efetivos dos serviços prestados ao cidadão. Questões como Educação, Saúde, Gestão fiscal, Meio Ambiente, Governança em tecnologia da Informação, Cidades Protegidas e Planejamento integram o leque de questionários respondidos, de forma obrigatória, pelos gestores. Os dados foram cruzados com outras informações, entre os quais do SIAI, culminando numa pontuação que revela, entre outras situações, como se posiciona o município frente a aspectos significativos da administração.

Ao tomar conhecimento do resultado, o prefeito Luiz Jairo declarou que o índice desenvolvido pelo TCE só comprova que a gestão municipal de Upanema está no caminho certo. "Ainda temos o que melhorar nos próximos quatros anos, mas ao colocarmos Upanema entre os 15 únicos municípios do estado com a gestão aprovada, mostramos para todos que estamos adotando as medidas necessárias para o desenvolvimento de nossa cidade", ressaltou.