Prefeito Renan participa do lançamento do programa Gente do Campo

Publicado em: 18/06/2021 16:26 | Fonte/Agência: Linerik Comunicação

O prefeito Renan participou na manhã de hoje do lançamento territorial do programa Gente do Campo, realizado na Reitoria da UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), em Mossoró. Estiveram presentes a reitora em exercício da Uern, Fátima Raquel Rosado Morais; a reitora eleita da Universidade, Cicília Raquel Maia; o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), Alexandre Lima; o diretor da Emater, César Oliveira; representantes de municípios da região de Mossoró e Assú, bem como membros da comunidade acadêmica.

O programa é um convênio de cooperação técnica e científica entre a Emater-RN (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte) - com interveniência da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) – UERN e Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande Do Norte (Funcitern).

Segundo a Emater-RN, o Gente do Campo representa uma proposta de desenvolvimento da nova ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), em sintonia com a Política Nacional de Ater (PNATER) e com o fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica no Rio Grande do Norte. O programa também compreende um processo de formação formal e vivencial realizado no cotidiano das ações e experiências da EMATER-RN, em parceria com a UERN.

Um diferencial do programa é a priorização das populações do campo na seleção dos novos formandos-bolsistas. Aqueles que tiverem o ensino médio ou técnico e concorrerem a uma das bolsas, ingressarão no curso tecnólogo em Agroecologia. Já os que concorrerem a uma vaga em nível superior, vão realizar uma pós-graduação em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar.

Renan destaca que o programa visa fortalecer a assistência técnica ao homem do campo e é mais uma ação do trabalho integrado entre a Prefeitura de Upanema e o Governo do RN, que inclui a distribuição de sementes e acesso a crédito rural, que já conta com 11 projetos contemplados e 10 aguardando liberação de recursos. “Nesse trabalho contínuo de apoio e incentivo ao produtor rural podemos citar também programas de iniciativa da gestão municipal, como o corte de terra, a ensilagem, perfuração de poços e construção de açudes”, acrescenta o prefeito.

Os candidatos podem se inscrever acessando o seguinte link: https://www.funcitern.org/inscricao.