Oferta de serviços e anúncio de ampliação de crédito aos produtores rurais marcam a abertura da II Semana da Agricultura

Publicado em: 26/07/2021 18:58 | Fonte/Agência: Linerik Comunicação/Ascom

A oferta de serviços diversos e o anúncio de ampliação de crédito aos produtores rurais marcaram a abertura da II Semana da Agricultura Familiar de Upanema, realizada na manhã desta segunda-feira (26), na Feira Livre.

O evento contou com a participação do prefeito Renan; secretários municipais Aisamaque Dalyton (Agricultura e Meio Ambiente), Diassis Gama (Chefe de Gabinete), Marilene Cruz (Educação, Cultura e Desporto) e Sueli Oliveira (Assistência Social); deputada estadual Isolda Dantas (PT); secretário de Estado da Agricultura Familiar (Sedraf) Alexandre Lima; presidente da Câmara Municipal Ibamar Costa; presidente da Feira de Agricultura Familiar de Upanema Rosilene Silva; presidente da Colônia de Pescadores Z-52 e da FEPERN Dedé de Cafú; presidente do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais Ismar Vicente; além dos representantes do SEBRAE, BNB, EMATER, Lecy Gadelha, Fernandes Silva e Marcos Fábio, respectivamente.

Com o tema “Agricultora familiar e sustentabilidade: Desafios e possibilidades de comercialização”, a II Semana da Agricultura Familiar de Upanema começou animada, com o forró pé de Serra de Diassis Gama e Karilene Medeiros. Mas a oferta de serviços foi o maior destaque do primeiro dia do evento, incluindo emissão de cédulas de identidade e da DAP, atendimento do Cadastro Único, testagem rápida para Covid-19 e o cadastramento para os programas Pinto caipira e Credmais. As instituições parceira – SEBRAE, BNB e Emater – também ficaram à disposição dos trabalhadores rurais.

A deputada Isolda exaltou a importância da agricultura familiar. “A gente acredita muito na agricultura familiar, pois quando a gente senta-se à mesa, a gente come queijo, feijão, bode, galinha, banana e batata. A gente não come soja nem trigo. A gente come o que a gente produz aqui e por isso precisamos fortalecer. Por isso, apresentamos a Lei das compras governamentais, obrigando o Governo do Estado a comprar pelo menos 30% da agricultura familiar”, destacou a parlamentar.

Renan disse que a Semana da Agricultura Familiar é o momento para refletir sobre as dificuldades enfrentadas pelo setor. “O tema proposto é muito oportuno pra gente trazer durante essa semana, que é onde a gente reflete as dificuldades que encontramos na agricultura familiar, e onde a gente identifica de que forma a gente está trabalhando. É nesse ambiente, e neste cenário que podemos citar várias ações da Prefeitura e do Governo do Estado, e a interação entre esses entes pra trazer o beneficio para a população”, ressaltou o prefeito.

Outro ponto alto da abertura do evento foi o anúncio da ampliação do Programa Credmais. Alexandre Lima informou que o Governo está disponibilizando R$ 300 mil para os produtores de Upanema, que já acessaram R$ 100 mil nos seis primeiros meses de 2021. “O governo da professora Fátima não se conformou só com isso, prefeito Renan, e trouxe mais novidades para Upanema. A cidade foi incluída entre os 17 municípios que receberão a ampliação do programa. Agora não serão apenas R$ 5 mil por produtor, mas R$ 10 mil reais, com 2 anos para pagar, 4 meses de carência e zero de juros. E tem mais uma novidade: aquele agricultor que quiser comprar sua moto, também vai poder adquirir, nova ou usada”, adiantou o secretário estadual.

A programação II Semana da Agricultura Familiar de Upanema segue na quarta-feira (28), com Dia de Campo no Projeto de Assentamento Monte Alegre I; e na sexta-feira (30), com a entrega do segundo lote de aves do Programa Pinto Caipira, na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.