Prefeitura finaliza campanha Novembro Azul cuidando da saúde do homem na feira livre

Publicado em: 22/11/2016 00:00 | Fonte/Agência: Coordenadoria de Comunicação

A Prefeitura de Upanema concluiu, nesta segunda-feira (21), a campanha Novembro Azul cuidando da saúde do homem em plena feira livre. Uma tenda foi montada em frente à sede da Secretaria de Educação, onde vários serviços foram oferecidos, incluindo verificação dos sinais vitais, teste de glicemia, atendimento odontológico e consultas com o médico Igor Oliveira. Mais de cem homens foram beneficiados com a ação, vários deles com prescrição do exame de PSA.

Aqueles que apresentaram alteração no teste de glicemia foram atendidos também pela nutricionista Marília Nara e, por fim, participaram de uma roda de conversa com a médica Germana Granja, que abordou a importância de o público masculino cuidar da saúde, com a realização de exames rotineiramente. Os participantes também tiveram acesso a vacinas que estão pendentes.

O aposentado Paulino Augusto de Medeiros (74) classificou a iniciativa da Prefeitura de Upanema como “muito importante”. “Essa ação mostrou a importância de os homens se cuidarem também, assim como fazem as mulheres. Realizar o exame, apesar do preconceito que existe, se torna mais importante para que possamos viver muitos anos e vencer essa doença que mata tanta gente”, destacou, se referindo ao câncer de próstata, que é o foco do Novembro Azul.

Os homens que receberam requisição para realização do exame de PSA devem se dirigir à Unidade Mista de Saúde para fazerem o agendamento. Os que apresentarem alguma alteração no procedimento serão encaminhados para o exame do toque, que é o mais eficaz no combate ao câncer de próstata.

O Novembro Azul contou com ações realizadas por todas as sete equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), nas zonas urbana e rural.

Confira a cobertura fotográfica no https://www.facebook.com/prefeituradeupanema/photos_stream