I Reunião Ampliada discute saúde mental e define delegados de Upanema para Conferência Regional

Publicado em: 16/03/2022 09:09 | Fonte/Agência: Linerik Comunicação/Ascom

A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizaram, na manhã desta terça-feira (15), a I Reunião Ampliada de Saúde Mental de Upanema.

O evento ocorreu no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Upanema (Sindserpup), e contou com a participação das secretárias municipais Goreth Sales (Saúde), Marilene Cruz (Educação, Cultura e Desporto) e Sueli Oliveira (Assistência Social); articuladora do Selo Unicef, Jozenilda Alves; presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jocélia Silva; presidente do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, Agricultores e Agricultoras Familiares – STRAF, Célia Rocha; pastor da Igreja Batista, Gledson Nogueira; coordenadora da Atenção Básica, Clara Brilhante; coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Radjina Sinthia; além de profissionais de saúde, de educação e de assistência social.

A Reunião teve como tema “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS” e teve o objetivo é discutir os eixos temáticos e levar a sociedade a refletir sobre a importância da saúde mental.

Jocélia Silva acrescentou que também foram eleitos os oito delegados que representarão Upanema na I Conferência Regional de Saúde Mental do Rio Grande do Norte, sendo 50% de representantes dos usuários do SUS, 25% da gestão municipal e 25% dos trabalhadores da saúde.

Goreth Sales exaltou que uma nova história está sendo construída na área de saúde mental em Upanema, com a instalação, em breve, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), que atenderá também os pacientes do município de Campo Grande.

A I Conferência Regional de Saúde Mental do Rio Grande do Norte será realizada de 18 a 20 de abril.